A meditação é uma prática que acalma a mente e também beneficia o corpo e a alma. Muitos atores famosos, diretores, músicos e comediantes praticam a meditação. Mas você conhece todos os benefícios desta prática? Veja aqui 21 excelentes razões para começar a meditar:

1. Ela reduz o estresse – literalmente

Uma pesquisa publicada na revista Health Psychology  mostrou que a meditação  não está associada apenas com o sentimento de menos estresse, é também relacionada com diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

2. Altera o seu cérebro de forma plástica

Literalmente, a meditação sustentada leva a algo chamado neuroplasticidade, que é definida como a capacidade do cérebro de mudar, estrutural e funcionalmente, com base no que é colocado nele.

Durante grande parte do século passado, os cientistas acreditavam que o cérebro essencialmente parava de mudar após a idade adulta.

Mas na pesquisa pela Universidade de Wisconsin, a neurocientista Richard Davidson mostrou que os meditadores experientes apresentavam altos níveis de atividade de ondas gama e exibiam uma habilidade – continua após a sessão de meditação – para não ficar preso em um estímulo particular. Ou seja, eles são automaticamente capazes de controlar seus pensamentos e reatividade.

3. Ela nos permite conhecer o nosso verdadeiro “eu”.

lynchA meditação pode ajudar-nos a ver para além desses óculos cor de rosa quando precisamos analisar a nós mesmos de forma realmente objetiva.

Um estudo publicado na revista Psychological Science mostra que a meditação pode nos ajudar a conquistar os comuns “pontos cegos”, que podem amplificar ou diminuir nossas próprias falhas além da realidade.

 4. Pode melhorar suas notas

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, descobriram que os estudantes universitários que foram treinados em meditação tiveram melhor desempenho no seção de raciocínio verbal , e também experimentaram melhorias em sua memória de trabalho.

“Nossos resultados sugerem que praticar meditação é uma técnica eficaz e eficiente para melhorar a função cognitiva, com consequências de amplo alcance”, escreveram os pesquisadores no estudo da Psychological Science.

 5. Melhora o desempenho e a capacidade

Os EUA Marine Corps está em processo de ver como o treinamento de meditação pode melhorar o desempenho e capacidade de lidar com tropas – e se recuperar de – estresse.

6. Pode ajudar as pessoas com artrite a melhor lidar com o estresse

Um estudo de 2011 na revista Annals of Rheumatic Disease mostra que, apesar de o treinamento da mente não poder ajudar a diminuir a dor para pessoas com artrite reumatóide, poderia ajudar a reduzir o estresse e fadiga.

 7. Ela muda o cérebro de uma forma de proteção

Pesquisadores da Universidade de Oregon descobriram que integrativa treinamento corpo-mente – que é uma técnica de meditação – pode realmente resultar em alterações cerebrais, que podem ser protetoras contra a doença mental. A prática da meditação foi associada com o aumento das conexões de sinalização no cérebro, algo chamado densidade axonal, bem como de tecidos de proteção aumentada (mielina) que envolve os axônios da região cingulada anterior do cérebro.

 8. Ela funciona como “botão de volume” do cérebro

Já se perguntou por que a meditação pode fazer você se sentir mais focado e zen? É porque ela ajuda o cérebro a ter melhor controle sobre o processamento da dor  e emoções, especificamente através do controle de ritmos alfa corticais (que desempenham um papel no que detecta ao que as nossas mentes estão atentas), de acordo com um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience.

 9. Melhora o som da música

musicaA meditação melhora nosso compromisso focado na música, ajudando-nos a realmente apreciar e experimentar o que estamos ouvindo, de acordo com um estudo publicado na revista Psychology of Music.

 

 10. Ela tem quatro elementos que nos ajudam de diferentes maneiras

Os benefícios de saúde da meditação podem ser resumidos a quatro elementos, de acordo com um estudo da Perspectives on Psychological Science: a consciência corporal, autoconsciência, regulação da emoção e da regulação da atenção.

 11. Ela nos ajuda, mesmo quando não estamos praticando ativamente

 Você não tem que realmente estar meditando para que possa ainda se beneficiar do processamento emocional de seu cérebro. Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, o que mostra que a resposta da região da amígdala do cérebro ao estímulo emocional é alterada por meio da meditação, e este efeito ocorre mesmo quando a pessoa não está meditando ativamente.

12. Pode fazer uma pessoa passar por um câncer de forma um pouco menos estressante

Uma pesquisa da Jefferson-Myrna Brind Center of Integrative Medicine mostra que meditação juntamente com arteterapia pode diminuir com sucesso os sintomas de estresse entre as mulheres com câncer de mama. E não só isso, mas os exames de imagem mostram que ela está realmente relacionada com alterações cerebrais relacionadas ao estresse, emoções e recompensa.

 13. Pode ajudar os médicos a serem melhores em  seu trabalho

médica

Médicos, ouçam: a meditação pode ajudá-lo a um melhor atendimento a seus pacientes. Pesquisa da Universidade de Rochester Medical Center mostra que os médicos que são treinados em meditação são menos críticos, mais autoconscientes e melhores ouvintes quando se trata de interagir com os pacientes.

14. Faz você uma pessoa melhor

Claro, nós amamos todas as coisas que a meditação faz por nós. Mas também poderia beneficiar as pessoas com quem interagimos, fazendo-nos mais compassivos, de acordo com um estudo publicado na revista Psychological Science.

Pesquisadores da Universidade de Northeastern and Harvard descobriram que a meditação está relacionada com o mais virtuoso, o comportamento “faça o bem”.

 15. Pode ajudar idosos sentirem-se menos solitários

A solidão entre os idosos pode ser perigosa, onde é conhecida por elevar os riscos  de condições de saúde. Mas pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriram que a meditação  ajudou a diminuir esses sentimentos de solidão entre os idosos, e aumentou a saúde, reduzindo a expressão de genes ligados à inflamação.

 16. Reduz o risco de depressão entre as mulheres grávidas

yogaUma em cada cinco mulheres grávidas irá sofrer de depressão, mas aquelas que possuem especialmente um risco elevado para a depressão podem se beneficiar de um pouco de ioga e meditação.

“A pesquisa sobre o impacto da meditação e ioga na mulher grávida é limitada, mas encorajadora”, a pesquisadora Dra. Maria Muzik, MD, professora assistente de psiquiatria na Universidade de Michigan, disse em um comunicado. “Este estudo constrói a base para novas pesquisas sobre como a ioga e meditação pode levar a um sentimento competente e positivo em relação à gravidez.”

 17. Pode diminuir suas despesas com saúde

Não só o seu benefício para a saúde do treinamento de meditação, mas na sua carteira, também.

Pesquisa do American Journal of Health Promotion mostra que praticar a Meditação  está relacionada com menores custos médicos anuais, em comparação com pessoas que não praticam a técnica da meditação.

 18. Ela vem a calhar durante o inverno

Além de praticar uma boa higiene, a meditação  e exercícios podem diminuir os efeitos desagradáveis ​​de resfriados.

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin descobriram que as pessoas que se envolvem em práticas perdem menos dias de trabalho a partir de infecções respiratórias agudas, e também experimentam uma duração mais curta e gravidade dos sintomas.

 19. Ela também reduz o risco de depressão entre adolescentes

Ensinar adolescentes como praticar a meditação através de programas escolares poderia ajudá-los a experimentar menos estresse, ansiedade e depressão, de acordo com um estudo da Universidade de Leuven.

 20. Ela ajuda você a dormir melhor

Mulher-dormindoUm estudo da Universidade de Utah descobriu que o treinamento da mente não só pode nos ajudar a controlar melhor nossas emoções e estado de espírito, mas também pode nos ajudar a dormir melhor à noite.

“As pessoas que relataram níveis mais elevados de consciência meditativa indicaram melhor controle sobre suas emoções e comportamentos durante o dia. Além disso, a meditação foi associada com menor ativação na hora de dormir, o que poderia ter benefícios para a qualidade do sono e futura capacidade de gerir o estresse “, disse o pesquisador Holly Rau em um comunicado.

 21. Ela ajuda seus objetivos de perda de peso

Tentando reverter alguns quilos para chegar a um peso saudável? A meditação pode ser sua melhor amiga, de acordo com uma pesquisa conduzida por psicólogos da Consumer Reports e da American Psychological Association.

A meditação  foi considerada uma “excelente” ou “boa” estratégia para perda de peso, por 7 dos 10 psicólogos da pesquisa.

Você gostaria de experimentar por si mesmo todos os benefícios que a meditação pode lhe proporcionar? Venha participar de uma sessão de MAX MEDITATION SYSTEM ™

Todas as Segundas no Shambala Spa

Lagoa da Conceição às 20:30h-21:30

(48) 3233-0556