Conversa da Revista Magus com o Sensei Dave Lanyon, Professor Mestre dos Guerreiros da Luz (tradução)

daveteaching-390x347Magus: As artes marciais são uma ótima maneira de ficar em forma, mas além disso, quais são alguns dos seus outros benefícios?

Dave Lanyon: Além de simplesmente ficar em excelente forma física e aumentar incrivelmente a coordenação, as artes marciais podem fornecer um impulso na confiança, foco, disciplina e uma verdadeira compreensão da energia e como ela flui através e em torno de sua vida. Ao estudar artes marciais (através de uma verdadeira linhagem), você vai descobrir que muito de como você se aproxima fisicamente aplica-se à forma como você encara a vida na mentalidade e atitude. Saber quando dar um passo atrás ou avançar, saber quando dar um passo ao lado ou enfrentar um problema de frente é um grande benefício para sua vida.

Para quem está começando agora e nunca fez  artes marciais antes, qual conselho você daria a eles sobre como começar?

Em primeiro lugar, decidir sobre um estilo que você está interessado. As artes marciais geralmente dividem-se em dois tipos: estilo em pé e luta de chão.  Mãos vazias ou com armas são o foco principal da maioria dos estilos. Karatê, Kung Fu, Jiu Jitsu, Muay Thai, Savate, Boxe, e muito mais, todos os estilos têm algo a oferecer ao aluno. Eu recomendo a amostragem de um pouco de cada arte antes de decidir. Quer seja para autodefesa ou competição, o melhor é conhecer os dois, de modo a estudar tanto um estilo de luta em pé, bem como um estilo de luta de chão é importante. Depois de decidir sobre o seu estilo certifique-se de investigar a fundo a escola. Tome nota especial dos alunos que já estão lá e a forma como eles interagem uns com os outros e com os que estão lá a mais tempo . Eles são respeitosos? Eles são simpáticos e receptivos? Você pode ver-se tornando-se amigo deles? Você irá passar uma quantidade significativa de tempo com eles e estará colocando sua segurança em suas mãos; se eles fazem você se sentir não desejado ou verdadeiramente desconfortável, continue procurando.

guerreirosQuais são as melhores artes marciais para os iniciados praticarem?

Não existe “melhor” arte marcial. A arte marcial não faz o estudante, o aluno faz a arte marcial. No entanto, algumas artes focam mais facilmente na consciência energética e disciplina mental do que outras, simplesmente devido à sua linhagem e estilo. Por exemplo, muitos estilos de Karatê e Kung Fu focam em trabalhar com Chi, espírito e energia (que é a base de toda a existência.) Outros estilos só passam diante de energia na melhor das hipóteses. Como um instrutor de artes marciais treinado por mais de 25 anos, posso dizer-lhe que, sem desenvolver uma compreensão de energia, vai sempre estar faltando algo no desenvolvimento do potencial de tudo que você é e tudo o que você pode fazer na vida.

Todos os grandes guerreiros estudaram com um mestre para aprender sua arte. Que conselho você daria para os iniciados à procura de um instrutor?

Os instrutores podem fazer ou acabar com a arte completamente. Um instrutor  ruim ou ineficaz não vai levar você para um lugar bom. Então o que faz um bom instrutor? A resposta simples é o conhecimento (de sua arte), compaixão e compreensão. Um bom instrutor deve dar o exemplo do que sua arte pode oferecer. Se você procurar a disciplina, você pode vê-la no instrutor? Se você buscar o conhecimento, está lá? Um bom professor é aquele que nunca intimida ou tenta humilhar um aluno para provar um ponto. Isso nunca deveria acontecer. Algumas orientações para identificar um bom instrutor:

1. Eles demonstram as técnicas em si? Será que eles corrigem técnicas impróprias ou apenas dão comandos à distância?

2. Eles mesmos dão as aulas ou têm um instrutor substituto para fazê-lo?

3. Em termos da disciplina usada, eles são demasiado brandos, corretos ou muito severos?

4.  Eles exigem respeito pelos parceiros durante os treinos e prática?

5. Identifique com que frequência  eles pedem feedback dos alunos. Eles estão abertos a sugestões ou perguntas?

6. Verifique com seus alunos: Eles estão felizes e progredindo? Eles sentem que sua formação é bem-sucedida?

7. Pergunte ao instrutor coordenador como os professores da escola são escolhidos. Quais as qualificações eles têm? Existe alguma exigência sobre ter uma natureza aberta e de aceitação ou é só sobre a técnica?

8. Será que eles fornecem uma direção clara quando questionados? Existe um caminho claro de progressão?

warriorsComo os iniciados podem melhor se conectar ao seu próprio guerreiro interior?

Entre em contato com a compaixão dentro de si mesmo. É tão simples e ainda assim tão difícil quanto. Todos aqueles que procuram ser um guerreiro precisam perceber que eles podem  fazer a diferença para este mundo, negativa ou positiva. Sentar e dizer: “não há nada que eu possa fazer sobre isso,” é exatamente por isso que o planeta está no estado em que está.

A “guerra” que nós na MMS treinamos guerreiros para lutar não é o contra outra pessoa, mas contra a negatividade do mundo. Na MMS e na linhagem do Rei Salomão, promovemos e treinamos aqueles que estão prontos, em primeiro lugar, à forma de lidar com a sua própria negatividade (ego negativo) e, em seguida, pronto para avançar para “combater” a negatividade do mundo. É através da compaixão que nós aprendemos a nossa força real. Só quando percebemos que nós – todas as pessoas – estão neste mundo juntos e que precisamos aceitar e compartilhar tudo o que é oferecido, sem preconceito ou julgamento, vamos ganhar a guerra. Até então, nós vamos treinar todos aqueles que vieram lutar com dedicação  e corações abertos, e despertar o guerreiro interior.

davekataSensei David Lanyon é Professor Mestre dos Guerreiros da Luz , Mestre de Rituais e Cavaleiro Templário na ordem do Templo do Rei Salomão. Ele é  instrutor em Jun Fan, Jeet Kun Do, Wing Chun, Boxe, Savate Boxe Francês, Defesa Pessoal e táticas defensivas. Em seus 28 anos de prática de artes marciais, Sensei Lanyon também estudou 5 estilos de Karatê, principalmente Chito-Ryu, Wing Chun Kung Fu, Kali / Arnis, Vale Tudo, Brazilian Jiu -Jitsu, Boxe, Jeet Kune Do, Bando, Pankration , Silat, Esgrima, Muay Thai, Savate, Fan Jun, Judo, Freestyle Grappling e Mixed Martial Arts.

CEO da Modern Mystery School Internacional , o Professor Mestre David Lanyon lidera abordagens inovadoras para trazer os ensinamentos da linhagem Rei Salomão para todos ao redor do mundo. A missão de David é capacitar outros a ter verdadeiro sucesso e satisfação em suas próprias vidas, através da aplicação da metafísica nos tempos modernos.

Saiba mais sobre o caminho do Guerreiro da Luz: Clique aqui