Por Jessica Nehme

Como nosso mundo continua mudando, parece haver um refrescante aumento no foco de uma abordagem holística e alternativa para a cura. Sem dúvida, o uso de cristais para a cura foi na vanguarda desta onda. Pode-se encontrá-los em uma loja de saúde em forma de elixir, em uma loja de cristal para ser usado para meditação, em casa de acordo com as regras do feng shui, ou colocado em todo o corpo em uma sessão de cura de cristal. Mas como exatamente eles funcionam? Qual é a ciência por trás do uso de cristais?

cristais2Aprendemos nas ciências do ensino médio que tudo tem uma vibração. Cada átomo no universo tem um movimento vibratório específico. Sólidos, gás e líquido são compostos de átomos, moléculas e íons, todos os quais possuem energia.

Quando as partículas se movem livremente sem conexão, formam gás. Quando são mais comprimidos, mas ainda têm alguma liberdade, eles formam líquido. Quando eles são compactados de perto, eles criam um sólido, como um cristal. Embora estas partículas estejam ligadas de uma forma estruturada, elas ainda têm uma pequena quantidade de espaço entre elas.

Este espaço não é suficiente para permitir o fluxo como líquidos, mas é suficiente para permitir algum movimento. Este movimento é chamado vibração, e embora não seja perceptível pelo humano médio, está ocorrendo e é definitivamente mensurável. Portanto, os sólidos vibram, os cristais vibram e, como somos feitos dos mesmos átomos e moléculas, nós, os humanos, vibramos. Referimo-nos a esta vibração mensurável como freqüência e no mundo da ciência ela é medida em hertz (oscilações por segundo).

Então, o que tudo isso tem a ver com cristais e cura? Quando o estado de saúde física e/ou mental de alguém declina, ou a doença se manifesta em um corpo, há primeiro uma perturbação na freqüência vibracional das células do corpo. Alguns exemplos de influências que podem causar a diminuição da freqüência em nossos corpos incluem poluição, stress, má alimentação, falta de exercício, falta de sono, medicação prescrita, etc.

cristais5De acordo com o Dr. David Stewart, Ph.D, autor e Doutor em Medicina Natural, a Lei da Sincronização dita que uma substância de uma freqüência mais elevada pode elevar a de um menor quando essas duas frequências separadas juntam-se e vibram em harmonia . Vida orgânica, como cristais, plantas, frutas, vegetais e óleos naturais mantêm a frequência vibracional mais elevada da natureza de que derivou.

Portanto, a introdução de cristais no campo energético dos seres humanos pode ter um efeito positivo em um nível celular e energético. Há um efeito potencial no metabolismo de nossas células, tecidos, órgãos e do fluxo energético dos meridianos do corpo (os chakras).

Os cristais trabalham para sintonizar o corpo a sua freqüência original e para restaurá-la a sua ressonância harmônica natural. Os benefícios de trabalhar com cristais e terapia vibratória não se limitam aos corpos físico e energético, mas também ao nosso estado de espírito e bem-estar emocional.

Embora a cristal terapia pareça surgir à luz de um movimento de nova era, na verdade não é um novo conceito em todo. De fato, entre 50 e 70 DC, o farmacêutico grego Dioscórides descreve no quinto volume de sua Matéria Médica mais de duzentos cristais e gemas que poderiam ser usados para a cura. Alguns exemplos incluem fluorita e granada para auxiliar no desconforto da artrite, quartzo esfumaçado ajudando com insônia, olho de tigre conforta o sofrimento  e ametista ajuda com a hiper atividade e dependência.

cristais6Parte da intriga em torno dos cristais são as propriedades metafísicas intermináveis associadas a eles, tais como quartzo rosa ajudando a curar um coração partido, ou ônix e calcita negra trabalhando como pedras protetoras ou labradorita inflamando espontaneidade e aventura. Quando usado com consciência e intenção, os benefícios dos cristais são todos abrangentes e infinitos.

Embora não tenhamos acesso direto às grandes obras do antigo farmacêutico grego Dioscórides para nos guiar no uso de cristais, temos acesso a alguns excelentes livros introdutórios sobre os cristais de hoje.

Um exemplo de maior livro de iniciação é a Bíblia de Cristal, de Judy Hall, que claramente apresenta diferentes tipos de cristais, seus efeitos sobre o eu físico, mental e emocional e como integrá-los no seu dia-a-dia. Encorajo-vos a fazer uma visita à sua loja de cristal local , caminhar e interagir com os cristais, encontrar um que chama você e comprá-lo para sua casa. Quem sabe, da próxima vez que você tiver uma dor de cabeça, você pode encontrar-se buscando a pedra da lua em vez do advil!

jessicaJessica Nehme graduou-se naUniversidade de Toronto com um BA Honors em Economia e passou dez anos em gestão e facilitação empresarial. Durante este tempo, ela também fundou o Heart of Venus Jewellery, uma empresa com a missão de promover o uso de cristais para a cura física, emocional e espiritual. Em alinhamento com seu desejo de ajudar as pessoas, Jessica formalizou e expandiu sua educação neste campo desde 2009 com a Modern Mystery School. Trabalhando como  guia, professora e praticante de cura, ela se esforça para trazer a capacitação e bem-estar ao longo da vida através da educação da inteligência da natureza e uma maior consciência da conexão entre corpo, mente e espírito. 

* Texto traduzido da Revista Magus Magazine

Já pensou em fazer um curso de Cura com Cristais? Clique aqui!