Por Christina Lozano

Sinto muito se você clicou neste artigo na esperança de reflexões sobre o significado oculto ou impacto emocional desta lua cheia, mas não é sobre isto.

Todos os meses a internet está cheia de artigos e insights sobre o significado da lua cheia. Alguns que você irá encontrar são ótimos, escrito por xamãs experientes ou astrólogos. Alguns irão falar sobre coisas que talvez não sejam relevantes em tudo à sua vida. Mas você sabe onde as informações mais precisas e relevantes sobre a lua estarão?

… ..

… ..

… ..

…. Dentro de você.

moon 2Todos nós temos nossa própria relação com a Lua. Vocês podem já ser melhores amigos, ou talvez apenas conhecidos, ou talvez a Lua é como um vizinho que mora na mesma rua. Você os vê sair da casa de vez em quando, mas não sabe nada sobre eles. Seja qual for o estado atual de seu relacionamento com a lua, está tudo bem, porque ela * não vai a lugar nenhum. Você terá muito tempo para ficar e se conhecerem melhor.

Uma das coisas que você vai querer saber sobre seu novo amigo é que ela é cíclica e consistente nesse ritmo. Você pode marcar seus calendários por ela. Isto é uma grande chave, lá mesmo na parte da energia que a Lua fornece. Ela controla as marés do nosso planeta, o fluxo e refluxo das águas da vida. Assim como nossas emoções, a água pode ser calma ou enfurecida. A lua e as emoções têm uma conexão. Muitas pessoas notam emoções intensas chegando alguns dias antes da lua cheia, esta é uma das razões.

moonOutra razão para a intensidade das emoções e sentimentos (bons, ruins ou de outra forma) em torno de uma lua cheia é por causa da capacidade reflexiva da lua. A lua cheia reflete toda a luz do sol para a escuridão da noite. Simbolicamente e energicamente o que está acontecendo aqui é a luz que ilumina os cantos mais escuros da nossa mente e do nosso subconsciente. Assim como um holofote,  ilumina os recessos e abismos em nós mesmos, às vezes vemos coisas que não são tão bonitas ou são difíceis de lidar. Este processo também atribui à turbulência de emoções que podem ser experimentadas durante este tempo.

full moonAgitação e emoções intensas nem sempre são coisas para olhar de frente, no entanto, são os aspectos ocultos de nós mesmos que vão nos deter na vida. O que não sabemos sobre nós mesmos pode jogar-nos  para trás! Assim, a nossa querida amiga, a lua,  está nos fazendo um grande favor aqui quando ela é iluminada em sua plena glória. Ela apresenta uma oportunidade para irmos profundamente em nossa alma e aprender coisas sobre nós mesmos que foram de outra forma ocultas.

É por isso que a sua relação direta com a lua vai lhe proporcionar a melhor visão sobre sua vida.

Aqui estão algumas maneiras para você  começar a se conectar pessoalmente com a energia da Lua Cheia:

  • Invista em um calendário que marque as fases da lua, ou baixe um app das fases da lua. Tornar-se consciente de sua agenda é o primeiro passo!

  • Quando você vir a lua cheia no céu, tenha um momento para observá-la e reconhecê-la. Como dizer olá a um vizinho, ou acenar para se apresentar. Todos os relacionamentos começam com algum tipo de encontro inicial e reconhecimento amigável.

  • Acalme sua mente e faça uma respiração profunda para colocá-lo em um estado de relaxamento. Em seguida, comece a visualizar a luz da lua que flui através de seu corpo inteiro. Permita que envolva você. Quando você está relaxado,  pode observar as sensações no corpo, sentimentos, pensamentos, palavras e imagens sobre a qualidade da energia desta Lua Cheia. Você pode até receber uma mensagem. Tenha um diário por perto para registrar suas experiências.

  • Aproveite ainda apenas alguns minutos  para estar ao ar livre na noite de lua cheia. Todo tempo que você puder passar, olhando para a lua e receber sua luz é cura e empoderamento. Use seu senso de visão para explorar o que a lua parece. É o seu brilho suave ou agudo? São suas crateras visíveis? Será que parecem maiores do que o normal no céu? Existe um tom harmônico dourado ou avermelhado? Você vê imagens na face da lua?

  • Tanto em ambientes fechados ou ao ar livre, conecte-se com a lua. (Se estiver dentro de casa, imagine a lua em sua mente). Mantenha seus braços acima da cabeça, fique com os pés mais afastados do que o comprimento dos ombros e faça 7 respirações de limpeza profunda. Decline com a luz da lua. Observe como os sentimentos vêm ao longo de seu corpo.

  • Coloque uma jarra ou garrafa de vidro na janela que será exposta à luz da lua durante a noite. Esta água irá absorver a sua energia (a lua tem um forte efeito sobre a água, ou seja, marés). Você pode beber esta água para infundir-se com a essência da lua cheia. Você pode até mesmo adicioná-la a um banho para fins espirituais e de cura.

  • Faça um diário durante todo o mês e tome nota especial em quais datas são a lua cheia. Depois de alguns meses você pode começar a notar um padrão de experiências únicas e emoções vibrantes ao redor dos dias de luas cheias. Observar as experiências anteriores lhe dará uma ideia de como você pessoalmente pode  trabalhar com as energias de lua cheia para que  possa começar a ser mais consciente nos meses a seguir.

  • Encontre um círculo, grupo, ou comunidade xamânica que detém cerimônias de lua cheia, eventos ou noites de meditação. Ser conduzido por alguém respeitável, com conhecimento em trabalhar com a energia da lua, pode fornecer uma grande oportunidade para você ir mais fundo em sua conexão com a lua, de maneiras que você não necessariamente saberia por si próprio.

lua barcoNão importa como você escolha se conectar com a lua, vai ser bom para você. Será uma viagem e amizade que pode durar toda a sua vida. Irá se revelar e evoluir à medida que você evoluir. A lua é um espelho,  que reflete a luz do sol de volta para nós e para todo o planeta. Ela é um amigo confiável e leal. Conheça-a e ouça atentamente o que ela tem a dizer a você. Você, também, pode ganhar um grande insight da sabedoria da lua.

* Sim, refiro-me à lua como ela. Algumas tradições xamânicas e mágicas referem-se a lua como um macho. Em 99,9% das minhas próprias práticas de formação e espirituais, a lua é do sexo feminino. Você pode trabalhar com qual pronome melhore se adequar ao seu relacionamento.

Texto traduzido da revista Magus Magazine: “Insights on the Full Moon”