A meditação é uma prática que acalma a mente e também beneficia o corpo e a alma. Muitos atores famosos, diretores, músicos e comediantes praticam a meditação. Mas você conhece todos os benefícios desta prática? Veja aqui 21 excelentes razões para começar a meditar:
1. Ela reduz o estresse – literalmente
Uma pesquisa publicada na revista Health Psychology mostrou que a meditação não está associada apenas com o sentimento de menos estresse, é também relacionada com diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
2. Altera o seu cérebro de forma plástica
Literalmente, a meditação sustentada leva a algo chamado neuroplasticidade, que é definida como a capacidade do cérebro de mudar, estrutural e funcionalmente, com base no que é colocado nele.
Durante grande parte do século passado, os cientistas acreditavam que o cérebro essencialmente parava de mudar após a idade adulta.
Mas na pesquisa pela Universidade de Wisconsin, a neurocientista Richard Davidson mostrou que os meditadores experientes apresentavam altos níveis de atividade de ondas gama e exibiam uma habilidade – continua após a sessão de meditação – para não ficar preso em um estímulo particular. Ou seja, eles são automaticamente capazes de controlar seus pensamentos e reatividade.
3. Ela nos permite conhecer o nosso verdadeiro “eu”.
A meditação pode ajudar-nos a ver para além desses óculos cor de rosa quando precisamos analisar a nós mesmos de forma realmente objetiva.
Um estudo publicado na revista Psychological Science mostra que a meditação pode nos ajudar a conquistar os comuns “pontos cegos”, que podem amplificar ou diminuir nossas próprias falhas além da realidade.
4. Pode melhorar suas notas
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, descobriram que os estudantes universitários que foram treinados em meditação tiveram melhor desempenho no seção de raciocínio verbal , e também experimentaram melhorias em sua memória de trabalho.
“Nossos resultados sugerem que praticar meditação é uma técnica eficaz e eficiente para melhorar a função cognitiva, com consequências de amplo alcance”, escreveram os pesquisadores no estudo da Psychological Science.
5. Melhora o desempenho e a capacidade
Os EUA Marine Corps está em processo de ver como o treinamento de meditação pode melhorar o desempenho e capacidade de lidar com tropas – e se recuperar de – estresse.
6. Pode ajudar as pessoas com artrite a melhor lidar com o estresse
Um estudo de 2011 na revista Annals of Rheumatic Disease mostra que, apesar de o treinamento da mente não poder ajudar a diminuir a dor para pessoas com artrite reumatóide, poderia ajudar a reduzir o estresse e fadiga.
7. Ela muda o cérebro de uma forma de proteção
Pesquisadores da Universidade de Oregon descobriram que integrativa treinamento corpo-mente – que é uma técnica de meditação – pode realmente resultar em alterações cerebrais, que podem ser protetoras contra a doença mental. A prática da meditação foi associada com o aumento das conexões de sinalização no cérebro, algo chamado densidade axonal, bem como de tecidos de proteção aumentada (mielina) que envolve os axônios da região cingulada anterior do cérebro.
8. Ela funciona como “botão de volume” do cérebro
Já se perguntou por que a meditação pode fazer você se sentir mais focado e zen? É porque ela ajuda o cérebro a ter melhor controle sobre o processamento da dor e emoções, especificamente através do controle de ritmos alfa corticais (que desempenham um papel no que detecta ao que as nossas mentes estão atentas), de acordo com um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience.
9. Melhora o som da música
A meditação melhora nosso compromisso focado na música, ajudando-nos a realmente apreciar e experimentar o que estamos ouvindo, de acordo com um estudo publicado na revista Psychology of Music.