Por Aleksandra Ceho

Eu não costumo escrever sobre minha vida pessoal, mas este verão realmente marcou um momento de profunda compreensão e transformação. Para aqueles de vocês que me encontram apenas no mundo digital, tenho muito orgulho de lhe dizer que, ao longo de 10 semanas, perdi 35 quilos. Eu não mencionei isso para tocar meu próprio chifre, mas sim como um meio de dizer que eu tenho lutado com o peso que muitos outros têm e eu tenho a sorte de encontrar um sistema que funcionou para mim.

Este artigo não pretende vendê-lo em qualquer sistema específico de perda de peso, mas na sequência do meu sucesso, eu levei algum tempo para reflexão, porque eu queria ajudar aqueles que também lutam com o excesso de peso e os efeitos que isso tem sobre sua saúde. Há Muitos artigos por aí que listam a desvantagem de ter excesso de gordura corporal. Como alguém com formação em Educação Física e Saúde, você pensaria que ter estudado e conhecido tudo sobre essas coisas teria impedido que esse ganho de peso acontecesse … infelizmente, não aconteceu.

Eu estava tentando métodos diferentes e tenho trabalhado consistentemente por anos, mas havia partes de mim minando minha própria saúde e sucesso que precisavam ser resolvidos. Eu precisava chegar à raiz desses comportamentos e é sobre isso que trata este artigo. Eu tive que chegar a uma compreensão pessoal e muito mais profunda de alguns ensinamentos fundamentais da astrologia esotérica, a fim de eliminar o peso físico, emocional e mental que eu carregava.

Muitos desses entendimentos simplesmente mudaram dentro de mim e foi necessária uma exploração consciente e meditação para poder apresentá-los a você. Espero sinceramente que alguma compreensão desses ensinamentos da astrologia esotérica o ajude em suas próprias batalhas com saúde, peso (ou qualquer outra coisa). Enquanto eu exploro como esses ensinamentos se aplicam à progressão espiritual e à perda de peso (uma combinação aparentemente engraçada), eles são aplicáveis a quase todos os problemas que você pode encontrar.

Do ponto de vista da astrologia esotérica, as 3 chaves que eu tive que dominar (em maior grau) foram:

• Desejos mais altos vs. desejos mais baixos
• Conforto
• Humildade e obedecendo ao chamado mais alto

Se você decidiu ler, eu vou abordar como esses ensinamentos me ajudaram a manifestar maior saúde, maior força de vontade e alegria. Espero que isso possa estabelecer uma nova base para você manifestar o mesmo!

Lição Espiritual de Perda de Peso # 1: Desejos Mais Elevados e Mais Baixos

Este ensinamento nos chega de uma compreensão esotérica da natureza de Sagitário … ironicamente, Sagitário é o signo do zodíaco com maior amor pela comida e muitas vezes é propenso a se tornar obeso. O desejo é algo que nos vem do espírito (há um ensinamento incrível sobre isso na classe Empower Thyself). Se vier do espírito, em teoria, o desejo deve ser bom para nós – mas todos sabemos que temos desejos que nem sempre são bons ou saudáveis para nós. Isto é o que torna importante para nós entendermos de onde nossos desejos estão vindo e quais desejos estamos gastando tempo, energia e dinheiro para cumprir.

Os chamados Desejos Superiores vêm para nós do Eu Superior e estes são os desejos que são bons e saudáveis para nós – coisas como sucesso, saúde, bons relacionamentos, viver uma vida plena, ter propósito, etc. Os Desejos Inferiores chegam até nós do que chamamos de ego negativo e nossos desejos inferiores são geralmente neutros em disposição ou não são bons para nós. Desejos inferiores podem ser itens materiais ou podem ser sentimentos negativos ou ações como vingança, comportamento emocional e comportamentos autodestrutivos.

Infelizmente, vivemos em uma sociedade que nos ensinou a cumprir perpetuamente nossos desejos inferiores. Com a mídia e a publicidade constantemente apelando para o ego negativo e sua satisfação, muitas vezes negligenciamos nossos desejos mais elevados e gastamos toda a nossa energia satisfazendo nossos desejos inferiores. Não é de admirar que nos sintamos tão vazios! Através da saciedade do ego negativo através de nossos desejos inferiores e da energia que desperdiçamos neles, nós sabotamos a alegria de longo prazo que derivaríamos de manifestar o que a própria alma está pedindo!

No meu caso, tive que perceber que realmente queria ter uma boa aparência, me sentir bem e ser saudável. Eu realmente fiz! Eu também tive que reconhecer que eu gastei mais energia alimentando meu ego negativo através do meu próprio desejo por comida que era “saborosa”, mas insalubre ou simplesmente desnecessária. Como passei muito do meu próprio tempo, energia e dinheiro com essa saciedade mais baixa, é claro que as coisas ficaram fora de controle! Eu tinha dado o meu ego negativo as rédeas e isso levou minha saúde para a vala!

Então, para perder peso eu tive que fazer duas coisas:

# 1: Retirei as rédeas do meu ego negativo, o que significava fazer…
# 2: Sacrifiquei meus desejos inferiores (alimentos não saudáveis e desnecessários) e me senti bem com isso.

Enquanto eu ia me lembrando do que eu realmente queria, o “sacrifício” não ficava tão ruim assim! Na verdade, quando comecei a ver o sucesso, o sacrifício não parecia um só! Eu parei de sentir como se estivesse perdendo as coisas e muitos dos meus desejos desapareceram sob a luz do meu sucesso.

Sacrifício, no entanto, nem sempre é fácil … isso me leva à segunda lição.

Lição Espiritual de Perda de Peso # 2: Conforto – o impedimento para qualquer progresso

A próxima declaração que vou fazer é muito simples, mas se você realmente aceitar isso, você terá o entendimento necessário para resolver qualquer problema em sua vida:

Nossos problemas (peso ou não) criam raízes quando nos sentimos confortáveis e aceitamos um comportamento, ambiente ou estilo de vida que não é bom para nós.

Na Escola Moderna de Mistérios, tenho o privilégio de ensinar uma aula sobre a perspectiva do ego a partir da astrologia esotérica. Esta aula é chamada de 9 Provações do Ego. Nela, nós nos aprofundamos em todos esses testes, mas o conforto é um dos meus favoritos para discutir. Por que? Porque é tão insidioso, tão penetrante e tão prejudicial que há muito poucas áreas de nossas vidas que o conforto não atrapalha.

Somos ensinados que o conforto é “bom”. Oh, quanto mais errado poderíamos ser?!?! O grau em que satisfazemos nosso próprio conforto é o próprio grau em que resistimos ao nosso próprio crescimento! O conforto é o inimigo da progressão espiritual e leva à estagnação. Todos os nossos problemas são formados em estagnação espiritual e a verdade é que colocamos muita energia para criar conforto em nossas vidas.

Você está disposto a se sentir desconfortável na busca da perda de peso, alegria ou progresso?

Para mim, eu tive que olhar como o conforto tinha sorrateiramente entrado na minha vida e passado a se chamar lógica. Eu não me sentia confortável cozinhando, mas eu estava confortável comendo fora, pois isso consumia menos do meu tempo e me permitia comer convenientemente. Eu não cozinhava minha própria comida, porém, sempre encontrava inúmeras oportunidades para satisfazer o meu ego negativo e seus desejos mais baixos. Isso também me deixou em um lugar onde o resultado do meu peso e saúde estava sendo ditados por pessoas / lugares que não tinham lugar algum em meu coração. Na maioria das vezes, os restaurantes sobrevivem apelando para nossos desejos mais baixos!

Aqui você tem que ser honesto consigo mesmo e fazer perguntas como eu fiz – quais são os confortos que estão alimentando a questão do peso? Estão associados a determinados tipos de alimentos não saudáveis? Não gosta de atividade e exercício? Esforço? Conveniência? Está desconfortável com o fato de que há um problema para começar?

Quer saber de uma coisa engraçada a respeito do conforto? Buscamos conforto não por amor a ele, mas sim pelo medo e aversão que o desconforto traz. A própria ideia de desconforto é suficiente para levar as pessoas a gastar quantidades ridículas de energia para evitá-lo! Na maioria das vezes, o desconforto não é tão ruim assim. Às vezes, você até encontra alegria no desconforto …

Quando reconheci que tinha que sacrificar o conforto que a conveniência me proporcionava e começar a cozinhar (algo que eu realmente esperava evitar a todo custo), descobri uma nova alegria em preparar minha própria comida, algo que eu nunca esperava que acontecesse. Eu teria permitido alegremente que outras pessoas continuassem cozinhando pra mim coisas que não são saudáveis, sem me permitir experimentar a felicidade que existe em preparar algo com minha própria energia!

Então, fique confortável em ficar desconfortável sabendo que o desconforto é realmente temporário.

Lição Espiritual de Perda de Peso # 3: Humildade e Obedecendo ao Chamado Superior

Então, outra maneira pela qual permitimos que nossos problemas floresçam é quando pensamos que sabemos mais “do que o universo” quando, na realidade, realmente não sabemos nada! Para começar minha própria transformação, tive que dizer “não sei”, o que foi difícil para mim, considerando meu histórico educacional em educação física e saúde. Quando dizemos “não sei”, chegamos à conclusão de que nossos conhecimentos, pensamentos e opiniões não estão funcionando para nós. Esse é o primeiro passo da verdadeira humildade.

O fato é que esses pensamentos e opiniões e o “conhecimento” que os apoiam, foram importantes na formação do comportamento, ambiente ou estilo de vida insalubres que temos hoje! Se você tentar chegar a uma solução usando o mesmo conhecimento ou opinião, você terá sempre o mesmo resultado! Você deve se desvincular dos conhecimentos e opiniões para ter sucesso – nós chamamos isso de esvaziar sua taça.

Eu mesma, tinha uma taça gigantesca que eu precisava esvaziar e a beleza é que agora eu posso reaprender e reviver de uma maneira mais verdadeira.

Agora, a humildade não está apenas em dizer “eu não sei”, porque sinceramente, eu trabalhei com várias pessoas que dizem isso, mas não são humildes o suficiente para seguir instruções e, portanto, não conseguem nenhum resultado ou progressão. Acredite ou não, essa falta de obediência é uma maneira sutil de dizer “eu sei melhor” e é a maneira do ego negativo de tropeçar ou atrapalhar seu progresso. Então, você não apenas tem que estar disposto a dizer “eu não sei”, você também tem que ser humilde o suficiente para obedecer ao chamado superior – não por causa da obediência, mas pela simples razão de que o que está sendo pedido é bom para você !!!

Isso pode significar seguir um sistema, uma profissão ou sua própria conexão superior – mas para o seu melhor e maior bem, peço-lhe que siga as instruções para ver o sucesso. No meu caso, segui as instruções de um profissional para um “T”. Eu me humilhei o suficiente para fazer o que me foi dito (quando anteriormente eu teria tido um monte de opiniões) e por causa disso, eu naveguei com sucesso pelo sistema que me foi apresentado e perdi muito peso!

Se você pode cultivar e manter essa humildade, então você será capaz de alcançar muitas coisas maravilhosas!

Dicas finais para perda de peso (o caminho espiritual):

• Seja honesto consigo mesmo sobre o que está em seu caminho – é um conforto? É um desejo menor? Você consegue encontrar um sistema de perda de peso que o ajude a lidar com esse comportamento ou bloqueio?
• Saiba que o seu desconforto é um componente necessário, mas temporário, para o seu sucesso. Saiba também que ele acabará sendo substituído pela alegria da sua realização.
• Esteja disposto a experimentar – a causa do peso para uma pessoa não é a mesma que a outra. O que sabota você pode não afetar a outra pessoa. Você deve encontrar o que funciona para você.
• Converse com você mesmo sobre como será ótimo quando você cumprir seu desejo mais almejado e demonstre o seu amor e devoção por si mesmo. Isso ajudará a mantê-lo motivado quando você estiver com dificuldades, desconfortável ou até mesmo quando achar que está sofrendo.
• Concentre-se em suas vitórias! Se você conseguiu mudar para mau hábito que contribuiu para o seu ganho de peso (como comer fora), também conseguirá transformar um aspecto de auto-sabotagem em uma recompensa desejável de longo prazo!

Eu sei que por si só, estes são alguns passos muito grandes para se seguir e fazer uma enorme mudança interior. Mas para a sua própria alegria, saúde e boa vida, desejo-lhe a força necessária para chegar a uma compreensão mais profunda de si mesmo, para que você possa ser bem-sucedido.

Boa sorte ao abraçar seus desejos mais elevados, chutando conforto para longe e cultivando a verdadeira humildade! Quanto mais você fizer isso, mais sucesso você verá – eu prometo a você!

 

Fonte: https://www.modernmysteryschoolcanada.com/2018/10/30/top-3-lessons-on-spiritual-weight-loss/

Escola Moderna de Mistérios BrasilAleksandra Ceho
Aleksandra começou seus estudos na Modern Mystery School em 2005 e agora é Professora e Guia Iniciada. Em seu caminho, ela também foi abençoada com a honra de ser uma Alta Sacerdotisa Wicca e professora de aprendiz para o programa Guerreiros da Luz. Seu amor pela astrologia, artes esotéricas, cura e ensino a alimentou em seu caminho e inspirou seus estudos. É sua extrema honra ajudar os outros a se lembrarem de quem eles são e os dons que eles trazem para este planeta. Possui uma sincera esperança de que aqueles que ela toca se movam para tocar e capacitar os outros também.