Por Theresa Bullard

Você sente um chamado para manifestar uma visão maior de si mesmo, de sua comunidade, sua organização e/ou o mundo? Se assim for, então você é feito do mesmo material que os líderes transformacionais.

O Que é um Líder Transformacional?

Um Líder Transformacional é alguém que quer evoluir para o seu eu maior, ajudar os outros a fazer o mesmo e juntos criar um impacto positivo no mundo. Líderes transformacionais são dirigidos em primeiro lugar por um chamado interno profundo para cumprir um propósito único. São pessoas que se dedicam à sua própria transformação contínua, enquanto também servem como líderes ou exemplos para os outros.

Um líder transformacional trabalha duro para cumprir uma MISSÃO, em vez de ver seu trabalho apenas como um “emprego” ou uma “carreira”. Eles ainda usam sua paixão pela missão para inspirar outros a participar com eles em seu cumprimento. Eles também atuam como catalisadores de transformação e capacitação naqueles que lideram, de tal forma que criam um efeito cascata positivo além daqueles com os quais eles se conectam diretamente.

Estudos mostram que os líderes transformacionais são mais valorizados e criam equipes mais capacitadas que os líderes tradicionais. O mundo de hoje está mudando rapidamente e modelos antigos de liderança não são mais suficientes para manter uma equipe ativamente engajada e feliz. As pessoas que empregam estilos de liderança tradicionais mais antigos estão descobrindo com mais frequência que seus participantes estão desengajados.

Isso cria equipes desleais e menos produtivas, resultando em taxas de rotatividade mais freqüentes e menos estabilidade no local de trabalho. Líderes tradicionais que criam rígidas diretrizes de controle deixam suas equipes sem inspiração e limitadas em sua capacidade criativa. Líderes medíocres ficam aquém porque não conseguem infundir um senso de propósito e clareza de objetivos, optando por delegar tarefas e dar instruções.

Ao ser um líder transformacional, você pode inspirar sua equipe a um profundo senso de compromisso e entusiasmo em relação ao propósito maior e ao trabalho necessário para realizá-lo. Para ser um verdadeiro Líder Transformacional, você deve trazer mais esforços conscientes para todas as suas atividades, tanto em sua vida pessoal quanto em sua vida profissional externa.

Neste artigo, compartilho com vocês os As 5 Principais Qualidades Interiores dos Líderes Transformacionais! Na Parte 1 desta série de artigos, abordarei as qualidades que um Líder Transformacional deve incorporar e viver. Na Parte 2 da série de artigos, irei abordar ainda mais as 5 Principais Abordagens que os Líderes Transformacionais devem usar para envolver, motivar e capacitar sua equipe.

5 Principais Qualidades Internas dos Líderes Transformacionais:

1. Propósito e Clareza da Visão:

Um Líder Transformacional tem uma visão clara e inspiradora para o futuro, um senso de propósito que os impulsiona de dentro. Para inspirar os outros, é necessário que sintamos confiança, certeza e dedicação à visão. Ser capaz de comunicar e articular efetivamente a visão é imperativo ao engajar outras pessoas para unir esforços. Então está demonstrando nosso próprio alinhamento com essa visão, 100%.

Um Líder Transformacional é alguém com a capacidade de inspirar os outros através de sua integridade. Eles promovem uma atitude que incentiva sua equipe a se desafiar e pensar criativamente em seus papéis. Eles fazem isso lembrando seu pessoal do propósito e criando uma visão clara para o futuro. Líderes transformacionais são dotados para criar uma visão para o futuro e levar outros a co-criá-lo em realidade.

2. Paixão por ter um impacto positivo:

Líderes transformacionais criam um verdadeiro impacto nas áreas que eles estão procurando mudar. A paixão, a clareza e a confiança de um Líder Transformacional agita as emoções daqueles que lideram. Quando você sente um chamado para criar uma mudança positiva em um sistema no mundo, você pode se juntar a outra equipe ou organizar um movimento.

Um verdadeiro líder transformacional pensa além de si mesmo e é motivado a criar uma vida melhor para os que estão ao seu redor. Eles sentem um chamado para fazer algo grandioso no mundo e têm a coragem de implementar uma estratégia para trazer seu propósito à realidade. Independentemente de qual indústria ou organização eles estão focados, sua intenção busca beneficiar os outros.

3. Auto-domínio para superar o ego negativo e sair do seu próprio caminho:

Líderes transformacionais são positivos, autênticos, lidam com carinho e não trabalham apenas para se sentirem poderosos. O ego prospera com um sentimento de separação, para um líder isso pode exemplificar-se como tendo agendas arrogantes ou egoístas em seus objetivos. Alguém operando a partir de seu ego negativo é manipulador e não é confiável porque os outros sentem suas intenções.

Quando um Líder Transformacional dissolveu ou transcendeu sua consciência de nível inferior, eles podem criar mais sinergia dentro de uma equipe, esforçando-se para realizar algo maior que qualquer indivíduo. Além disso, quanto maior o nível de consciência que se alcança, mais influencia os outros a virem de um lugar mais alto também.

4. Esteja em contato com o seu coração: Saiba que as respostas são sempre encontradas dentro (não fora)

Quando tomamos decisões do nosso coração, estamos levando nossa vida de dentro para fora. Quando tomamos decisões de nossa mente, estamos levando nossa vida de fora para dentro. Qual caminho você preferiria viver sua vida? Criando de dentro para fora? Ou reagir a isso de fora para dentro?

Líderes transformacionais ouvem seus corações e, em seguida, aproveitam sua mente para realizar o desejo do coração. Estar em contato com nosso coração é estar se afastando do pensamento para o sentimento. Simplesmente coloque a mão no seu coração, feche os olhos, respire fundo várias vezes, acalme a mente, sintonize e pergunte “o que o meu coração diz?” Ou “o que é melhor para o meu coração?” Então honre a resposta que surge de dentro.

5. Poder e Presença Através de um Sólido Sentido de Auto-Estima:

Com um senso de autoestima e trabalhando constantemente em nós mesmos, os líderes transformacionais são capazes de enxergar além de nossas próprias fraquezas e falhas. Quando nos sentimos dignos, agimos com confiança e somos capazes de valorizar os esforços que nós e outros fazemos para alcançar nossos objetivos.

Ter um sólido senso de autoestima é a qualidade primária que mais nos capacita a emanar um forte campo de presença e poder autêntico. Quando um líder não tem um bom senso de autovalor, inevitavelmente o projeta em outras pessoas com quem trabalha e acha que as coisas nunca são “suficientes”, independentemente de seus esforços. Uma pessoa que carece de auto-estima, muitas vezes tende a sabotar a si e aos outros de alcançar seus objetivos. Assim, os líderes transformacionais trabalham em incorporar nossas melhores versões de nós mesmos, fortalecendo constantemente nosso senso de autoestima e consistentemente agindo no sentido de cumprir nossa missão.

Fonte: http://qlaconsulting.com/5-top-inner-qualities-of-transformational-leaders

www.modernmysteryschoolint.com

Theresa Bullard, Ph.D.
A Dra. Theresa Bullard, é a fundadora da QLA Consulting, co-fundadora do Mysterium Center em LA, bem como da Universal Kabbalah Network, e é instrutora internacional da Modern Mystery School. Ela reúne um Ph.D. de Física com um caminho ao longo da vida de explorar a consciência e antigas tradições de sabedoria. Para mais informações sobre Theresa e seu trabalho, acesse TheresaBullard.com.